Internet fibra óptica na Bahia é com a WZnet.
Vendas e suporte:
(77) 4009-7776

Chat GPT: O que é, como funciona, como usar?

O Chat GPT (sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”) é um chatbot que utiliza a inteligência artificial generativa lançada pela OpenAI, no ano de 2022. Programada para responder qualquer tipo de pergunta, criar texto e gerar imagens, além de poder acessar as informações de fontes diretamente da internet. 

Essa tecnologia está disponível em duas versões,  GPT-3.5  e GPT- 4. A versão 3.5 é disponibilizada de forma gratuita, já a versão 4 é somente para assinantes.

Como funciona o Chat GPT?

O grande diferencial da IA, é a criatividade para responder seus usuários e as variedades de respostas.

Para acessar o Chat GPT, basta acessar o site ou o aplicativo oficial do chatbot, fazer o login e já está tudo pronto para usar a ferramenta.

captura de tela 2024 05 06 162503

Para que eu posso usar o Chat GPT?

Você pode usar para obter respostas de diferentes conteúdos, como:

Veja um exemplo do uso da IA:

WIFI,5G,4G,OPENAI,GPT,ChatGPT,Barreiras,LEM,WZnet,WZ,Brumado

Para ter a resposta desejada, é preciso ser bem específico ao fazer a pergunta, citar todos os assuntos que quer no que foi solicitado e etc..

Confira algumas ideias para testar o Chat GPT:
 

  1. Perguntar o significado de alguma palavra;
  2. Perguntar informações de algum famoso;
  3. Perguntar sobre receitas culinárias;
  4. Pedir informações de cidades ou de países.

Aplicações do Chat GPT no dia a dia:

O Chat GPT pode ser um ótimo parceiro nas tarefas do dia a dia, tais como: estudar, trabalhar, planejamento de eventos, criar cronogramas, listas, entre outros.

Confira exemplos da aplicação no nosso cotidiano:

Além disso, podemos utilizar o chat para organizar nossa rotina, procurar receitas, dicas culinárias e até mesmo buscar ideias de cardápios para  as refeições.

 A importância de uma internet de qualidade para o uso da IA 

O acesso a internet de qualidade desempenha papel fundamental na eficácia do uso da inteligência artificial. Várias áreas importantes como: Transferências de dados rápida e confiável, acesso a recursos da nuvem, comunicação, acesso da IA em tempo real entre outros. Por isso, a WZnet está cada vez mais preparada para atender as necessidades do cliente com planos de até 700 MEGA para facilitar e melhorar o seu acesso às novidades tecnológicas do mundo.

Redes Sociais

A Bahia Farm Show é uma feira que surgiu em Luís Eduardo Magalhães, no ano de 2004 e desde então se tornou a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste. Nas suas edições anuais, são abrangidos algumas soluções produtivas, tecnológicas e inovações para diversos tipos de cultura e safras. Além de ser um palco utilizado para a divulgação de lançamentos das principais tendências.

Retrospectiva dos eventos anteriores:

A Bahia Farm Show vem sendo um sucesso em todo país, alcançando o Top #03 em volume de negócios no Brasil. O evento vem batendo recordes, com sua última edição tendo 8,2 bilhões em volumes de negócios e recebendo mais de 100.262 mil visitantes.

WIFI,Bahia farm show,farmshow,wz,wznet,LEM,barreiras,5G,4G,Agro,Agronegocio,Oeste,Fibra optica,Wi-fi

Desenvolvida para expandir anualmente, o evento procura aumentar o reconhecimento das marcas participantes, gerando mais chances de negócios e oferecendo uma variedade de oportunidades aos visitantes por meio de palestras, treinamentos, oficinas e de um ambiente para networking. 

O evento de 2023 foi realizado pela AIBA, com o apoio da Abapa, Fundação Bahia e Assomiba, além de contar com os patrocínios do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco Original, Bradesco, Sicredi, Sicoob, Santander, Desenbahia, Governo da Bahia, Governo Federal, Neoenergia, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, SENAR/FAEB e WP Agro Empresarial.

A Bahia Farm Show 2024 já tem data marcada!!

O evento será realizado no Complexo Bahia Farm Show, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, nos dias 11 a 15 de junho. A feira contará com mais de 400 expositores de diversos segmentos.

O espaço conta com uma estrutura totalmente aprimorada, e a organização do evento sempre busca melhorar a infraestrutura do parque, ampliar a área de exposição, o estacionamento

37 estrutura bfs wznet internet bahia farm show 1

Tenha uma conexão eficiente no Bahia Farm Show com a WZnet

A Bahia Farm Show é um evento com grande relevância no cenário brasileiro, que vem ganhando destaque no setor do agronegócio e proporcionando grandes oportunidades para empresas do ramo agrícola.

Em um evento deste porte, é essencial que os expositores tenham acesso a uma conexão rápida, segura e confiável. É por isso que temos o prazer de apresentar a WZnet LEM, o provedor de internet oficial da Bahia Farm Show 2024!

A WZnet oferece uma ótima conexão link dedicado via fibra óptica, com até 2 GIGA de largura de banda.

Entre em contato com nossa equipe através do telefone exclusivo para atender clientes do evento Bahia Farm Show (77) 9 9816-7472 ou pelo e-mail  adm.lem@wznet.com.br

A WZnet atua no ramo de telecomunicações há mais de 20 anos, fornecendo link dedicado e internet residencial em mais de 50 cidades baianas. Contamos com infraestrutura própria, suporte e monitoramento 24/7, rotas e equipamentos de backup e redundância, backbone próprio e servidores CDN Cache de grandes empresas como Google, Meta e Netflix. Na região Oeste, a WZnet fornece internet residencial nas cidades de: Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério.

Redes Sociais

Desde seu surgimento em 1969, a internet foi, assim como a eletricidade, uma das descobertas/invenções humanas que mais mudaram as nossas vidas. Neste artigo, vamos desvendar algumas destas tecnologias que,  assim como a internet, mudam ou prometem mudar a maneira como vivemos.

5G como conectividade móvel ultrarrápida.

O que é o 5G?

O 5G é o novo modelo de quinta geração das redes móveis de celular, que surgiu com a proposta de substituir o atual 4G, prometendo diversas melhorias em um âmbito geral.

Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova no Brasil, tendo sido implementada pela primeira vez em 6 de Julho de 2022, o 5G vem fazendo muito barulho, principalmente em meio a imprensa, prometendo ser, de acordo com uma matéria do uol.com.br, até 20 vezes mais rápida que o 4G. 

Por que é melhor?

Além da melhoria extrema na velocidade (nas condições ideais), o 5G vem com a proposta de conseguir atender até um milhão de dispositivos simultâneos por quilômetro quadrado, enquanto o 4G consegue suportar por volta de 10 mil, isso pode tornar a conexão móvel muito mais segura e confiável, mesmo em lugares muito cheios.

Blockchain

O Blockchain é um mecanismo que pode trabalhar juntamente a bancos de dados, com ele, empresas podem fazer o compartilhamento de diversas informações sensíveis com a máxima transparência e segurança.

Como funciona?

As informações de um Banco de Dados com a tecnologia Blockchain são armazenadas em cadeia, fazendo com que não seja possível excluir ou modificá-las sem o consentimento de toda a rede.

Imagine a situação em que está sendo realizada a venda de um carro, e que uma das partes da transação acabe agindo de má fé, seja o comprador afirmando ter feito o pagamento, mesmo não tendo ou o vendedor alegando que não recebeu o dinheiro, mesmo tendo recebido. Geralmente, neste tipo de situação passa a valer uma terceira parte que recebe o papel de vigiar e validar as transações, porém, se ocorrer algum erro nesta etapa, será muito difícil comprovar a realização de quaisquer tarefas, prejudicando todos os envolvidos no processo.

O Blockchain é uma tecnologia capaz de descentralizar a responsabilidade desta terceira parte, criando um ambiente financeiro muito mais confiável e a prova de erros.

O Blockchain pode ser a porta de entrada para um mundo financeiro muito mais confiável e a prova de fraudes.

Internet das coisas

A internet das coisas, do inglês Internet of things (IoT), é o nome que se refere a uma ampla rede de objetos do nosso dia a dia conectados com a internet.

Como funciona?

Na IoT, seus dispositivos ou equipamentos inteligentes estão em constante comunicação através da internet. Eles podem registrar dados do ambiente ao redor, receber comandos enviados pelo usuário, aprender determinados padrões de uso e muitas outras coisas.

Esses dados são compartilhados através da internet até um aplicativo de IoT, que por sua vez, utiliza de tecnologias como Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para ajudar na análise de dados e tomada de decisão.

Por último, as informações sobre o que fazer são enviadas de volta até o seu dispositivo que as executa.

Para que serve?

A IoT consegue ser útil em uma infinidade de cenários diferentes, tantos que jamais conseguiríamos citar todos. Alguns exemplos são:

Uso doméstico - A internet das coisas pode ser utilizada em sistemas de vigilância para aumentar a segurança geral da residência ou em equipamentos do dia a dia ajudando a manter a casa limpa e organizada. Dispositivos em tomadas também podem monitorar o consumo de energia e auxiliar no controle de gastos da residência.

Uso em estabelecimentos comerciais - Com a utilização da IoT no mundo dos negócios, as empresas podem ter acesso a valiosos dados, que podem ser úteis para auxiliar nas tomadas de decisão e para compreender melhor o comportamento de seus clientes. Um bom exemplo disso são produtos com chips inteligentes embutidos, capazes de rastrear e entender quais os produtos mais vendidos ou procurados em uma loja.

Inteligência artificial

Resumidamente, a Inteligência Artificial é uma área da computação que tenta imitar o raciocínio humano, seja para solucionar problemas ou auxiliar em diversos tipos de trabalho.

Atualmente a IA é amplamente utilizada em diversos campos e de muitas maneiras diferentes, suas aplicações mais comuns hoje em dia são: Geração de Imagens, geração de textos (poemas, letras musicais, relatórios), solução de problemas que envolvem raciocínio lógico, dentre outros.

Como a IA pode ser usada no futuro?

A inteligência artificial (IA) terá um impacto significativo no futuro, acelerando processos de tomada de decisão e interações com o público, enquanto levanta questões éticas sobre privacidade e impulsiona a complexidade regulatória. A colaboração entre humanos e IA será essencial para enfrentar preocupações com a substituição de empregos. Nos setores da educação, saúde, finanças, direito e transporte, a IA revolucionará operações, personalizando o aprendizado, melhorando diagnósticos médicos, simplificando processos legais e introduzindo veículos autônomos. Essa transformação exigirá uma abordagem equilibrada para maximizar os benefícios da IA enquanto se aborda seus desafios éticos e sociais.

Fontes Bibliográficas: O que é a tecnologia blockchain? O que é IoT – Explicação sobre a Internet das Coisas – AWS O que é inteligência artificial (IA)?

Esteja pronto para o futuro com a WZnet.

Falar do futuro pode ser legal, mas melhor ainda é navegar sem limites com uma internet boa de verdade não é mesmo?

Se você mora em Barreiras - BA e ainda não tem a internet da WZnet não perca mais tempo. Ligue agora mesmo para (77) 9 9929-2904 e fale com um de nossos atendentes.

Redes Sociais

Existem várias tecnologias de acesso à internet. Cada uma, com suas vantagens e desvantagens e os principais benefícios de cada uma delas. Hoje vamos entender um pouco sobre quais são os tipos de conexão à internet e entender qual a melhor delas e porque.

Internet via Rádio

A internet via rádio é uma conexão sem fio, como se fosse uma rede Wi-Fi”, onde uma antena do provedor de internet possibilita a conexão de outras antenas dos clientes.

Dessa forma, é possível criar uma conexão de acesso à internet sem a necessidade de cabear diretamente entre ambos. Assim, essa tecnologia é muito boa no sentido de facilidade de cobertura de acesso, sendo possível chegar em clientes menos acessíveis fisicamente e distante das grandes áreas urbanas.

foto1

A desvantagem é que ocorrem muitas interferências, que causam instabilidades e baixa qualidade de acesso. O acesso à internet via rádio sofre interferências eletromagnéticas, climáticas, elétricas e ainda necessita de uma “visada” direta entre o transmissor e o receptor.

A velocidade média da internet via rádio é de aproximadamente 1 a 15 mbps, quando consideramos o acesso para cliente final, onde utiliza-se uma antena doméstica para recepção do sinal. Algumas conexões entre rádios profissionais, é possível passar grandes velocidades e distâncias maiores, estes geralmente são utilizados para conectar torres de internet onde não há a possibilidade de fornecimento cabeado.

Internet Cabo UTP / Coaxial

Este tipo de conexão é utilizado geralmente em áreas urbanas onde é possível conectar os clientes com cabos metálicos. Geralmente estão associados à TV a cabo. Esse tipo de conexão geralmente está associado a menores custos de instalação, porém é inviável nos dias de hoje devido à alta necessidade de manutenção e troca constante de equipamentos.

A Internet cabo utp e coaxial também necessitam de acesso direto da energia elétrica para a transmissão das informações, visto que seus interiores dos cabos são preenchidos geralmente por materiais condutores, como cobre. A desvantagem além da alta manutenção é que a velocidade é mais limitada, podendo chegar a conexões de até 100 Mbps.

Internet Móvel: 3G, 4G e 5G

A internet móvel está a muitos anos conosco, evoluindo desde as primeiras tecnologias, chegando hoje ao 5G, que é uma promessa de revolução em termos de muito mais velocidade e possibilidades.

Quando se fala em internet, é muito comum haver confusão entre o termo Internet Móvel 5G e Wi-Fi 5G. Embora tenham nomes parecidos, os significados são diferentes. Ambos remetem a quinta geração de um tipo de conexão de acesso à internet, porém o 5G móvel é a tecnologia de acesso à redes móveis (como internet da vivo, tim, claro, etc) que são operadoras de telefonia celular e o Wi-Fi 5G é a quinta geração da tecnologia Wi-Fi que está atrelada a internet fixa, um sinal disposto pelo roteador e fornecido por provedores de internet. 

Nos dias de hoje, inclusive já existe a tecnologia Wi-Fi 6 ou 6G - como alguns falam-, que é basicamente a mesma tecnologia do Wi-Fi 5G porém com a possibilidade de maior transmissão de dados e menor interferência.

A internet móvel (3G, 4G, 5G) são muito utilizadas nos dias de hoje devido a sua vantagem de acessibilidade em muitos locais, inclusive no interior e não depender diretamente de redes elétricas locais.

Uma desvantagem da internet móvel é geralmente gerenciada por planos com franquia de dados (limite da quantidade de transferência de arquivos/uso), a necessidade de uma cobertura móvel próxima, impossibilitando o acesso em alguns lugares mais remotos e isolados, como sítios, chácaras e outras localidades mais distantes dos centros urbanos.

foto2

Internet Via Satélite

O acesso à internet via satélite parece ser algo muito vantajoso quando se ouve falar, porém nem tudo são flores quando pensamos nessa tecnologia. Há uma enorme vantagem em comparação com qualquer outro tipo de acesso à internet, que é a possibilidade de cobertura em locais altamente remotos, de difícil acesso e com a impossibilidade de outra forma de comunicação.

foto3

Empresas como Starlink estão investindo muito e expandindo seus serviços em todo mundo, possibilitando acesso nestas regiões. Porém, para usuários comuns de áreas urbanas e grandes centros com tecnologias como fibra óptica já disponíveis, essa solução satelital não é tão interessante. 

Um dos pontos mais importantes durante a conexão com a internet é um termo chamado de latência, onde é medido o tempo de resposta entre uma solicitação e a sua resposta na internet. No caso da internet via satélite a latência é muito alta comparando com outros serviços de acesso, como redes cabeadas utp/coaxial e as redes fibra óptica. Dificultando aplicações como jogos online, vídeo conferências e chamadas.

Internet Fibra Óptica

A internet fibra óptica é a queridinha quando se toca no assunto. Ela possui muitas vantagens como um baixo custo de investimento e manutenção, dentre outras tecnologias; uma disponibilidade muito grande de transmissão de dados, chegando centenas de gigabytes por segundo e uma excelente latência, devido sua propagação de informações a ⅔ da velocidade da luz.

foto4

O acesso à internet nesta tecnologia está em constante evolução no mundo inteiro, graças a sua estabilidade e confiabilidade, todas as empresas de telecomunicações que ainda não possuem-na, buscam a implantação o quanto antes possível.

Por meio da fibra óptica é onde os gamers conseguem participar de campeonatos e jogos online no mundo inteiro, com alta qualidade e velocidade.

Internet e a WZnet

A WZnet fornece hoje planos de acesso 100% Fibra Óptica (FTTH) com planos de até 700 Mega para seus clientes. Além disso, ao contratar um plano de internet, estão inclusos gratuitamente benefícios como o Paramount+, Leveduca e WZnetTV.

Entre em contato com nossa central de atendimento e saiba mais.

Redes Sociais

A fibra óptica é atualmente uma das tecnologias mais utilizadas no mercado de telecomunicações, saiba como surgiu, como funciona, quais as vantagens e porque você também deveria utilizar essa tecnologia.

Primeiros passos e sua origem.

Tendo sua pesquisa e desenvolvimento iniciados na década de 1950 e seu primeiro teste bem sucedido dez anos depois, a fibra óptica dá os seus primeiros passos dentro dos Estados Unidos, sendo utilizada apenas em comunicações e conexões a longas distâncias. Começou a ser comercializada para estabelecimentos comerciais e empresas em meados de 1980 proporcionando velocidades de conexão nunca antes vistas, porém, o uso residencial só se tornaria possível nos anos seguintes.

A Fibra Óptica já possui um grande papel na sociedade, se tornando cada vez mais acessível, a tendência é se tornar ainda mais presente em nossa realidade ao decorrer dos próximos anos!

Como funciona a Fibra Óptica?

A Fibra Óptica utiliza cabos feitos de fibra de vidro excepcionalmente finas para transferir informações através de pulsos de luz. Seu funcionamento utiliza o princípio de reflexão total interna da luz. A luz é emitida em uma ponta, os raios viajam sendo refletidos no revestimento interno dos cabos na velocidade da luz até a outra ponta, podendo levar consigo as informações.

Esse método permite uma comunicação com baixíssima perda de dados, garantindo assim, a fibra óptica como uma das tecnologias mais confiáveis para a transmissão de dados no mundo.

Vantagens

São várias as vantagens da fibra óptica, mas iremos citar as principais, como por exemplo:

  1. Velocidade: Como dito anteriormente, a fibra óptica transfere dados na velocidade da luz, permitindo um tempo de resposta surpreendente e altas velocidades, seja para lazer, estudo ou trabalho. Geralmente, em empresas de telecomunicação, cada fibra óptica transporta velocidades entre 10 e 40 Gigabytes por segundo. Em junho de 2022 foi estabelecido o recorde mundial de 10,66 Pb/s, estabelecido por um grupo de pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca e da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia. (Pb/s é uma medida de velocidade chamada de “Petabyte”, sendo 1Pb convertido em 1000 terabytes).
  2. Estabilidade: Os cabos de fibra óptica não sofrem de interferências eletromagnéticas / climáticas, permitindo um isolamento completo da informação sendo transferida dentro dele, sendo assim uma das tecnologias mais seguras e estáveis disponíveis atualmente.
  3. Latência: Baixa latência é um elemento muito importante na sua conexão, tanto quanto a sua velocidade. A latência é basicamente o quão rápido a sua internet reage a uma necessidade que precisa ser respondida rapidamente. Uma baixa latência é essencial se você quiser acessar conteúdos ao vivo como: Videochamadas, jogos online e transmissões ao vivo. A internet via Fibra Óptica transfere dados na velocidade da luz, permitindo a menor latência possível entre você e o conteúdo que está sendo acessado.

Internet fibra óptica em Barreiras - BA é WZnet

Se você mora em Barreiras - BA e ainda não possui internet fibra óptica, chegou a hora de mudar para o provedor certo em Barreiras. Vem pra WZnet, uma empresa com mais de 20 anos de experiência, atendimento especializado, planos 100% fibra de alta velocidade, com diversos benefícios e preço justo.

Assinando o plano de 500 MEGA com instalação grátis, você recebe livre acesso aWZnetTV, LEVEDUCA além do Paramount+, e o melhor, sem custo adicional na sua mensalidade. Ligue para (77) 9 9929-2904 ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento via WhatsApp!Venha ser cliente WZnet e navegue com o melhor da tecnologia ao seu lado.

Redes Socias

Pesquisas têm demonstrado que a música tem o poder de provocar alterações significativas em nosso cérebro, proporcionando uma série de benefícios para nossa saúde mental e emocional.

Ao ouvirmos música, nosso cérebro libera neurotransmissores, como a dopamina, que nos faz sentir bem e mais felizes. Além disso, de acordo com pesquisas publicadas pela Associação Americana de Musicoterapia (EUA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (ITA), a música pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, melhorar o humor, aumentar a criatividade e a produtividade, melhorar a qualidade do sono e até mesmo fortalecer a memória. Essa ativação ocorre devido ao estímulo da música em várias regiões do cérebro, como o córtex auditivo, o hipocampo e o sistema límbico, os quais desempenham papéis importantes na memória, emoção e motivação. Por essa razão, é essencial incorporar a música em nossas rotinas diárias, seja durante o trabalho, os estudos ou o lazer, a fim de desfrutar desses benefícios e aprimorar nossa qualidade de vida.

Para aqueles que buscam acesso fácil e intuitivo a uma ampla variedade de rádios e músicas, a plataforma WZneTV é uma excelente opção. Ela oferece vários canais gratuitos de rádios ao vivo para serem ouvidos a qualquer momento e em qualquer lugar! A plataforma é uma excelente opção para quem quer entretenimento. Com uma interface amigável e de fácil navegação, a WZneTV é a escolha ideal para quem deseja ter acesso a uma programação de músicas diversificadas e de qualidade. A partir do plano de 100 MEGA de internet você tem acesso grátis a WZneTV para ouvir aos sucessos do momento! Não perca essa oportunidade e torne-se cliente hoje mesmo!

WZnet - Internet

Internet Fibra Óptica em Barreiras

R. Coronel Emiliano Balbino, 59, Barreiras - BA, 47800-073

(77) 9 9929-2904 - Whatsapp

Redes Sociais

Um assunto que gera muitas dúvidas a respeito das telecomunicações é a relação entre fibra óptica e 5G: será que essa última veio para revolucionar e tomar de vez o mercado?

A conexão 5G é, sem dúvida, uma verdadeira revolução na era da tecnologia e tem mudado a vida das pessoas para melhor em termos de conexão e experiência na internet.

Por conta disso, há quem se pergunte: o 5G vai acabar com a fibra óptica?

Na verdade, esse é um tema sobre o qual iremos debater aqui neste conteúdo, para saber se ele realmente faz sentido ou se não passa de um equívoco das pessoas. Confira: 

A fibra óptica e 5G: Saiba como uma foi difusora da outra

A 5G trata-se de uma tecnologia de internet que é aplicada diretamente às redes de comunicação de dispositivos móveis.

Por isso, há uma demanda interna enorme por uma maior infraestrutura, em especial da parte das empresas que são provedoras deste serviço.

Para que se possa estabelecer essa infraestrutura para a tecnologia 5G, a fibra óptica é fundamental dentro desse segmento.

A fibra óptica, portanto, tem um importante papel como difusora da internet 5G, já que ela é importante dentro da arquitetura desse tipo de rede móvel.

É a fibra óptica o principal meio que integra e que transporta os dados entre as várias torres e antenas até as estações centrais.

Dito isso, fica claro que o revestimento nas redes de internet fibra óptica tem um papel essencial para permitir que a internet 5G possua uma cobertura ampla no território nacional, incluindo naqueles locais que são mais distantes.

fibra óptica e 5g você precisa saber lem luis eduardo magalhaes
O revestimento nas redes de internet fibra óptica tem papel essencial para o funcionamento da internet 5G

Quais as diferenças existentes entre a fibra óptica e 5G?

Na verdade, existem diversas diferenças entre a internet fibra óptica e 5G, e a seguir vamos mostrar quais são elas: 

Diferença na transmissão e na conectividade

Uma das diferenças principais entre esses dois tipos de internet está na questão da transmissão de dados e na conectividade.

A transmissão dos dados 5G acontece da mesma forma que com as conexões móveis anteriores, por meio das ondas de rádio frequência.

A principal mudança do 5G em relação a elas está na questão da cobertura, pois ela vai ser bem maior.

Já sobre a transmissão de dados da fibra óptica, ela ocorre por meio dos cabos, que são feitos com fios de vidro puros, possuindo dimensões que são as mesmas de um fio de cabelo, através das quais os pulsos de luz são transportados.

A luz que viaja por meio desses fios de vidros faz isso de maneira contínua, sendo que ela caminha através do núcleo da fibra, por meio do princípio da reflexão total.

A diferença entre os tipos de conexão é enorme: não são a mesma coisa!

Não há como falar sequer que a fibra óptica e 5G são similares, muito menos que a última pode substituir a primeira em termos de conexão no país.

Quando nos referimos a esses dois tipos de conexão, estamos falando de coisas que são completamente diferentes.

Entretanto, ainda que sejam muito diferentes entre si, as duas se completam, pois é a partir da fibra óptica, levando os dados até as antenas, que teremos uma maior cobertura da internet 5G.

A expansão da 5G, aliás, depende totalmente da capilaridade existente nas redes de fibras óptica, sendo uma maneira de evitar o congestionamento de dados que já acontece nos maiores centros urbanos, com todas as redes que existem hoje.

Portanto, a mudança da 5G para este modelo eficiente de infraestrutura de rede não vai afetar a transmissão dos dados, pelo contrário, irá deixá-la melhor.

Apenas haverá uma diferença entre os cabos usados para proteção das fibras ópticas e da internet 5G, em relação ao material de proteção.

Afinal, é importante que os dois sejam diferentes para que fique mais fácil distingui-los na hora de realizar o processo da instalação da internet no local e mesmo para sua operação.

fibra óptica e 5g você precisa saber luis eduardo magalhães lem
A internet 5G será fundamental para as tarefas diárias em um futuro próximo

Internet 5G: O que poderemos fazer com ela?

Bom, já vimos como o 5G está se expandindo cada vez mais e, além disso, como ela não vai acabar com a fibra óptica, já que são coisas distintas e não competem entre si.

Mas o que exatamente nós vamos poder fazer com a internet 5G?

A maioria das pessoas hoje pensam nela como uma forma de conectar-se aos dados móveis em seus celulares para acessar redes sociais, mandar mensagens e outras funcionalidades simples.

Apesar disso, sabemos que o 5G possui um enorme potencial e que não trata-se apenas dessa simplicidade de uso, por isso mesmo que qualquer empresa de tecnologia se interessa muito nesse tipo de conexão.

A 5G serve muito mais do que para realizar downloads de uma forma mais rápida, mas sim de assegurar que ela vai conseguir “segurar” o fardo de aguentar bilhões de pessoas conectadas em dispositivos móveis a todo minuto.

Ainda que você esteja pensando em celulares e computadores, as tecnologias para o futuro, como realidade virtual, drones e carros autônomos vão fazer uso da internet para funcionar.

Cada vez mais as nossas casas contarão com tecnologias inovadoras e para que todas consigam conectar-se a uma única central, a internet terá que ser muito eficiente para dar conta de toda essa necessidade.

Daí a importância de uma conexão cada vez mais rápida, mais forte e mais estável, como o 5G, que vai ser fundamental nas nossas tarefas diárias em um futuro bem próximo.

Conclusão

Como você pode ver aqui, a fibra óptica e 5G podem ser descritas como opções de internet que são complementares e não excludentes, sendo as duas essenciais para o nosso futuro em um mundo cada vez mais tecnológico.

Neste texto, falamos para você sobre as diferenças que existem entre esses dois tipos de conexão, mas também como as duas complementam-se, inclusive quanto à infraestrutura de transmissão de dados.

Precisando de um novo plano de internet? Confira as opções da WZnet e tenha a melhor fibra óptica de Barreiras

Com certeza você já deve ter se perguntado, em algum momento, se a internet fibra óptica na Bahia cai quando chove, correto?

Como a maioria das pessoas faz uso da internet tanto para finalidades de lazer quanto para estudo ou trabalho, é normal existir uma preocupação com a manutenção do sinal.

Nos dias de chuva, as pessoas ficam mais em casa e, logo, gostam de ter uma boa conexão com a internet para que possam fazer tudo do que precisam.

Sendo assim, sofrer com a queda do sinal quando está chovendo é uma preocupação real e compreensível da maioria das pessoas. 

Então, será que a internet fibra óptica cai mais quando está chovendo ou ventando muito, por exemplo?

Se você deseja conhecer a resposta para esta questão, não deixe de acompanhar o conteúdo até o fim!

A internet via rádio quando chove

Antes de respondermos sobre se a internet fibra óptica cai quando chove na Bahia, vamos falar a respeito de outros tipos de conexão, como a via rádio.

Este tipo de internet banda larga ainda é muito comum em cidades menores e regiões mais afastadas dos grandes centros, onde a fibra óptica ainda não chegou.

A internet via rádio, apesar de já ter sido substituída por outras, como aquelas via satélite ou cabos, ainda é muito comum em regiões distantes do Brasil.

Em geral, ela costuma ser uma boa opção para muitos clientes porque é bem mais acessível, por outro lado, a sua qualidade de sinal é bem menor.

A internet por rádio costuma ficar bastante lenta sempre que chove, além do fato de que o sinal cai mais nessas condições climáticas.

Afinal, o sinal da internet é transmitido através do ar, em uma conexão das torres com as antenas que são instaladas na residência dos clientes.

Assim, é comum sofrer com a queda do sinal em dias de chuva e, por isso mesmo, muitos clientes ainda acreditam que a mesma acontece com a conexão fibra óptica, o que é bem diferente.

internet fibra óptica na bahia cai quando chove? wznet lem
As redes de fibra óptica não aquecem e não são afetadas pela chuva ou qualquer outro tipo de fator ambiente

A internet via cabo cai nos dias de chuva?

Um outro tipo de conexão muito comum de internet é aquela via cabo, sendo ainda o modelo mais popular devido à ampla cobertura do cabeamento pelos grandes centros.

De modo geral, a presença de chuva não faz com que a internet venha a cair, o que com certeza é uma ótima notícia para quem usa a conexão por cabo.

No caso das instalações que pertencem ao provedor serem realmente boas e funcionarem corretamente, isso quer dizer que o sinal não vai ser instável por conta das chuvas.

A questão é que em períodos de chuvas pode acontecer de ter muitos ventos, relâmpagos e da própria intensidade da chuva ser muito grande, gerando assim queda de energia em centrais das empresas operadoras da internet.

Ainda podem acontecer acidentes como a queda de uma árvore, gerando danos ao cabeamento da internet, levando o sinal a cair.

Além do risco de queda total da conexão, essas situações de chuvas muito fortes ainda podem levar a uma lentidão no sinal da internet a cabo.

Com isso, os clientes sentirão o efeito negativo em suas residências para realizarem atividades simples, como ver filmes em streaming, por exemplo.

A fibra óptica cai quando chove na Bahia?

Vamos então responder ao questionamento central do conteúdo: a internet fibra óptica na Bahia cai quando chove?

A resposta é não, visto que a fibra óptica é uma conexão de internet bem mais segura e, por isso, destaca-se em comparação a todos os outros tipos.

A internet por fibra óptica é uma opção que surgiu no mercado como uma substituta do cabeamento, gerando para a maioria dos usuários vantagens enormes.

Apesar disso, ainda é comum problemas como a falta de cobertura em determinadas regiões de uma cidade, principalmente longe dos grandes centros, e um valor mais elevado em sua contratação.

Por outro lado, você vai investir em um produto com um custo-benefício bem maior, ou seja, apesar de ter um preço mais elevado, as vantagens fazem com que o investimento valha a pena.

internet fibra optica bahia cai quando chove wznet lem luis eduardo magalhaes
A transmissão dos dados acontece de maneira muito mais eficiente por meio da fibra óptica WZnet

A fibra óptica é uma opção de maior segurança, em comparação a outros tipos de internet como a via cabos de cobre, em especial porque utilizam a luz e não a eletricidade para transmissão do sinal.

Deste modo, há menos riscos de incêndios na estrutura e, além disso, menos interferências no cabeamento, garantindo assim um sinal sempre rápido e estável.

As redes de fibra óptica também não aquecem e não são afetadas nem pela chuva, nem pelo vento, ou ainda por qualquer outro tipo de fator ambiente.

A transmissão dos dados acontece de maneira muito mais eficiente por meio da fibra óptica, de modo que eles viajam com uma maior velocidade e há uma menor degradação dos fios.

Tudo isso permite uma conexão de alta qualidade, mais estável e com menos interferência, sendo assim, a fibra óptica na Bahia não cai quando chove.

Apesar disso tudo, o mais importante é que você escolha uma boa empresa provedora de internet, pois apenas assim vai ter a garantia de ter um sinal da mais alta qualidade em seu imóvel residencial ou empresarial.

Conclusão

Como visto aqui, a internet fibra óptica na Bahia é, atualmente, uma das melhores opções em termos de conexão de rede, evitando assim que você sofra problemas como lentidão no sinal ou instabilidade ao conectar-se ao seu imóvel.

Neste texto, mostramos a você como há muitos problemas de interferência de sinal na internet quando chove em opções de conexão mais antigas, como a conexão por rádio ou mesmo por cabo.

Entretanto, a internet fibra óptica não tem qualquer tipo de interferência das condições climáticas, como a chuva.

Portanto, a nossa dica é que você invista na melhor fibra óptica da Bahia hoje mesmo!

Conhecer os serviços telecom na Bahia e como eles mesmos funcionam é algo fundamental para qualquer empresa.

Afinal, a comunicação no mundo corporativo ajuda a trazer maior eficiência e aumentar a produtividade na rotina de qualquer empresa.

O problema está na questão de que mesmo sabendo, de maneira geral, como as telecomunicações são fundamentais no mundo empresarial, muitas empresas não conhecem bem a respeito do tema.

Por conta disso, elas deixam de utilizar esses serviços no seu dia a dia para melhorar a comunicação interna e também externa, o que pode impactar no desempenho delas no mercado.

Pensando nisso, resolvemos trazer este conteúdo completo para que você possa entender melhor a respeito das telecomunicações na Bahia.

Quer saber tudo do assunto? Então não deixe de acompanhar o conteúdo até o fim. 

Conheça o que são os serviços telecom na Bahia

Os serviços telecom tratam-se de um conjunto de atividades que tem como finalidade tornar possível a oferta da transmissão, da emissão ou da recepção de símbolos, sinais, ou seja, das informações, não importa a natureza.

Para isso, eles utilizam-se de processos via fio, rádio, por meio óptico ou ainda processos eletromagnéticos, de modo a se conseguir realizar a transmissão e o recebimento desses sinais.

Os serviços telecom, de forma geral, são todos aqueles que realizam a transferência dos dados ou de voz e que são prestados a um cliente por meio de uma empresa que atua naquele ramo.

Tipos de sistemas telecom: saiba quais são os mais comuns!

A primeira coisa que você precisa compreender são quais os tipos de sistemas telecom encontrados em âmbito nacional, inclusive na Bahia.

A seguir, mostraremos a você quais são os principais!

Sistemas para telefonia fixa

O primeiro tipo de sistema telecom é o de telefonia fixa, algo que é um padrão para as empresas, em especial aquelas que estão dando os primeiros passos no mercado.

Este tipo de serviço costuma ser de alta qualidade e ter uma ótima estabilidade, entretanto, não costuma ser visto como uma boa opção para comunicação entre os funcionários que não estão presentes na empresa, ou seja, em home office.

Fora isso, é importante também contar com outras opções para atender o cliente, o que será uma opção para ter resultados melhores.

Sistema para redes móveis

Um outro tipo de sistema telecom muito comum é o de rede móveis, indicado para utilização de celulares.

Atualmente, os celulares deixaram de ser apenas dispositivos de comunicação pessoal e tornaram-se uma opção para comunicação empresarial, em especial para negócios de pequeno porte.

Afinal, por meio da adoção deles é possível comunicar-se de maneira fácil e mais acessível.

O maior problema nesta questão está no fato de que as empresas acabam tendo que aceitar certos contratos realizados pelas operadoras convencionais que atuam com telefonia móvel.

Fora isso, ainda tem a questão do preço pago em uma ligação internacional e também de longa distância, que costuma ser bem alto.

Sistema VoIP

O sistema de telefonia VoIP tem se tornado um dos mais importantes do mercado na atualidade, permitindo a transferência dos dados digitais, reduzindo os custos com ligações nas empresas.

Hoje, há dois tipos principais de estruturas para funcionamento do VoIP, que são:

·         VoIP Local: neste caso, utiliza-se uma rede LAN que pertence à própria empresa

·         VoIP Nuvem: com este tipo de sistema, utiliza-se a hospedagem em nuvem, algo que traz vantagens em termos de economia com a compra de equipamentos e a implementação do sistema, bem como com manutenção

Sistemas tipo híbridos

As empresas de maior porte fazem uso, hoje em dia, de sistemas híbridos, ou seja, elas contam com uma estrutura de hardware que é bem grande, que permite a telefonia com sistema padrão.

Junto a ela, é possível ainda contar com as vantagens que são ofertadas pelo sistema de telefonia VoIP, que é muito mais eficiente na comunicação externa, em especial.

Vantagens de utilização os serviços telecom Bahia

Os serviços telecom são mais populares a cada dia no mundo corporativo, visto que com eles é possível que as empresas quebrem barreiras geográficas e se comuniquem com pessoas que estejam em qualquer lugar.

Além disso, há muitas outras vantagens no uso desses serviços, como vamos ver a seguir!

Serviço totalmente customizável

Um dos pontos de maior importância em relação ao serviço telecom é que ele é totalmente customizável, sendo adaptado de maneira fácil para que se possa atender com maior eficácia ao que a sua empresa precisa.

Não importa qual o tamanho da sua empresa ou ainda o segmento de atuação, você encontra recursos telecom que ajudam a cumprir as demandas que têm seu negócio no mercado.

Tudo isso vai impactar na melhoria da produtividade e em um atendimento bem mais eficiente sem que haja mais custos.

Permite controlar mais as ligações

Quando você investe neste tipo de serviço, é possível ter um controle bem maior sobre todas as ligações que são efetuadas dentro da sua empresa.

Isso acontece, em partes, porque essas ligações são sempre gravadas, sendo possível usar então o recurso de gravação para monitorar de perto como a sua equipe atende os clientes.

A sua empresa vai ter a possibilidade até mesmo de utilizar essas gravações em treinamento das equipes para trazer melhorias nos resultados.

Traz melhores tomadas de decisão na empresa

A partir do momento em que você faz uso dos serviços telecom na Bahia, passa a ter acesso a um banco de dados rico em informações.

Com elas, você pode extrair aquelas mais importantes e que são estratégicas para auxiliar nas tomadas de decisões dentro da sua empresa.

Gera mais valor à sua empresa

O uso dos serviços telecom que seja muito bem estruturado permite à sua empresa aliar um ótimo atendimento com uma comunicação bem mais eficiente e profissional, tanto de forma interna quanto externa.

É essa melhor comunicação que leva sua empresa a criar uma imagem que seja de valor e muito forte dentro do mercado, aumentando a fidelização dos clientes e as vendas feitas.

A WZnet atua na Bahia, especialmente com internet para a região de Barreiras!

Conheça nossos planos de internet na Bahia e continue acompanhando o nosso blog sobre telecom

Atualmente os meios tecnológicos são fundamentais para a manutenção de qualquer negócio. Sendo assim, uma conexão de internet de qualidade é primordial para o melhor desempenho dos funcionários dentro de uma empresa.

Não dá para ficar perdendo tempo com conexões lentas e páginas que não carregam. Além de atrasar as entregas, também acaba desmotivando os colaboradores.

Analise as melhores opções de internet no mercado e faça um plano que atenda as necessidades da sua empresa. Saiba que pacotes empresariais são mais flexíveis de acordo com seu perfil de negócio e algumas operadoras são capazes de oferecer pacotes mais vantajosos para corporações.

É possível contratar um plano empresarial com a mesma facilidade de um residencial.  

Por que investir em internet para empresas?

A importância em ter uma boa conexão para a sua empresa se dá em razão de proporcionar melhor rendimento no trabalho, bem como evitar prejuízos. Afinal, atualmente, a maior parte das relações ocorre por meio da internet.

Assim, se você trabalha atendendo clientes de forma remota, não fica bem a conexão cair toda hora em um reunião por videochamada, certo?

Da mesma forma, se seu funcionário trabalha conectado, uma conexão lenta ou com instabilidade pode gerar desânimo e queda na produtividade.

Com uma internet rápida e estável sua equipe pode trabalhar sem se preocupar
Ter uma internet de qualidade é essencial para o rendimento de sua equipe

Internet fibra óptica e link dedicado para empresas

A internet de fibra óptica é uma forma de conexão realizada por meio de cabos de fibras finas de vidro ou plástico. Assim, os dados são transmitidos por meio deles como feixes de luz que são pulsados em um padrão.

A velocidade desse tipo de conexão é aproximadamente 20 vezes superior do que o cabo normal de 1 Gbps. Dessa maneira, proporciona maior capacidade de transmissão; maior proteção em relação à interferências eletromagnéticas; potência do sinal superior às outras conexões; melhor custo-benefício; alta velocidade de navegação; menor latência, isto é, menor tempo de demora para que uma requisição seja enviada para um servidor e retorne para o seu dispositivo.

Já o link dedicado é uma conexão que é feita especialmente para empresas, ou seja, para o mercado corporativo, podendo ser oferecidas como serviços por data centers, operadoras de telefone, bem como empresas e provedores que trabalham com TI.

O link dedicado se difere da banda larga uma vez que possui maior qualidade na conexão e possibilidade de utilização de endereços IPs públicos e fixos que são colocados de maneira exclusiva para a rede da organização, dessa maneira é possível ter um serviço melhor de comunicação externa. Também assegura menor tempo de reparo quando acontece uma interrupção. 

Internet para empresas é com a WZnet

Se você está procurando uma empresa que oferece a melhor internet da Bahia, acabou de encontrar! Isso mesmo, a WZnet assegura a melhor conexão e o melhor custo-benefício.

Assine agora mesmo um plano de internet para sua empresa, sem se preocupar em perder o sinal ou passar perrengues. Com a WZnet você navega sem limites e com toda segurança e confiabilidade!

Somos especialistas em link dedicado

Não perca tempo. Fale conosco agora mesmo e tire suas dúvidas sobre como a WZnet pode ajudar sua empresa.
Fale com um especialista
map-markercrossmenu