Internet fibra óptica na Bahia é com a WZnet.
Vendas e suporte:
(77) 4009-7776

A importância de uma baixa latência na experiência online.

Por: Alex Gabriel
Atualizado em: 11/01/2024
Tempo de leitura: min

Se você, em algum momento, já pesquisou por novos planos de internet, deve ter notado que muito se fala dos MEGA que o plano possui. Apesar dessa preocupação estar de fato correta, esse não é o único fator a se observar. 

Neste artigo, vamos tratar de um outro tópico muito importante na escolha do seu plano de internet, a latência. Vamos entender do que se trata, e qual sua importância na conexão de internet.

Funcionamento da Internet.

Antes de nos aprofundarmos neste tema é importante entender o básico do funcionamento da internet, vamos utilizar a Fibra Óptica como exemplo, porém, o funcionamento é consideravelmente parecido em relação a outras tecnologias. 

Tudo que você acessa na internet vem de algum lugar, de algum computador ou datacenter em algum lugar do mundo, esses dispositivos é o que costumamos chamar de servidores.

Ao abrir este artigo, seu dispositivo enviou através da internet uma solicitação ao servidor deste site, que, ao receber o pedido, enviou de volta uma cópia do arquivo necessário para que você possa visualizar essa página. Considere o cabo de Fibra Óptica como sendo uma rodovia, neste âmbito, os dispositivos, servidores e qualquer outro aparelho conectado seriam as cidades interligadas pelas rodovias, e as informações ou arquivos, os carros.

O que é Latência?

Agora que entendemos o básico de como a internet transporta informações, podemos nos aprofundar no nosso próximo tema, latência.

Segundo o dicionário brasileiro, o termo latência significa “Circunstância (temporal) em que alguma coisa se desenvolve, antes de possuir sua forma definitiva”.

Na internet, a latência representa o intervalo de tempo entre enviar uma solicitação / informação a outro dispositivo ou servidor e receber uma resposta. Uma menor latência representa um menor tempo de resposta, o que acaba tornando a sua internet mais fluida e responsiva.

A latência pode ser facilmente notada durante tarefas que acontecem em tempo real, como videochamadas, lives, ligações ou jogos online, já que elas dependem de uma conexão contínua com o menor tempo de resposta possível.

Latência é diferente de velocidade

Como as definições de latência na internet sempre incluem frases como: “tempo de resposta” e afirmações de que “uma menor latência traz maior responsividade e agilidade na navegação”, acaba sendo muito comum que diversas pessoas confundam latência com velocidade (Largura de Banda).

Largura de Banda

A largura de banda é como um “espaço dentro de um tubo” por onde passam todas as informações acessadas na rede, quanto menor a quantidade de MEGA que o seu plano possui, mais estreito será este “tubo”, e quanto maior o plano, mais largo.

Uma ampla largura de banda é essencial em conexões com muitas pessoas conectadas ao mesmo, evitando sobrecargas e lentidão. Uma grande largura de banda também é indicada para transferências de muitos ou grandes arquivos, visto que, um “maior tubo” passa mais coisas ao mesmo tempo, dessa forma, as transferências (downloads e uploads) tornam-se ainda mais rápidas.

Como uma alta latência pode te atrapalhar.

Agora já sabemos que uma baixa latência é muito importante, mas você sabe como ela pode interferir na sua navegação diária?

Streaming e video-chamadas

Atualmente, um dos maiores exemplos de serviços que necessitam de uma baixa latência para funcionar corretamente são os serviços de Streaming. Vamos entender um pouco do seu funcionamento e como uma alta latência pode ser prejudicial em seu uso.

foto1 post 1

Netflix, HBO Max, Paramount+, Amazon Prime Video e muito mais são ótimos exemplos de serviços de entretenimento via Streaming. Ao assistir um filme ou série em qualquer uma delas, você estará acessando um conteúdo que não está baixado em seu dispositivo, ou seja, ele está sendo acessado através da internet conforme você assiste, dessa forma, ter uma conexão com um baixo tempo de resposta acaba fazendo toda a diferença, proporcionando uma experiência na visualização contínua e sem interrupções.

Vale lembrar que tanto a latência quanto a largura de banda são importantes para uma experiência fluida.

O exemplo nos jogos

A latência em jogos, popularmente chamada de “ping” em meio a comunidade gamer, se comporta de uma maneira diferente do que em outras tarefas online, sendo, em diversos momentos, muito mais perceptível.

Como os jogos online funcionam com diversas pessoas disputando entre si, é necessário que haja uma comunicação constante entre seus jogadores e o servidor do jogo. Com esse sistema, o servidor fica responsável por receber todos os comandos dos jogadores e os executar, além de enviar de volta para eles, informações de tudo que está acontecendo na partida.

Caso exista lentidão no envio ou recebimento de dados do servidor, o jogo pode apresentar demora para obedecer aos seus comandos, exibir informação de maneira incorreta na tela ou até mesmo se desconectar completamente.

Equipamentos para menor latência: hardware

Conexão a cabo, Wi-Fi de última geração, dispositivos (celulares compatíveis com tecnologias como Wi-Fi 5G, 6), etc.

Tenha uma internet veloz e responsiva com a WZnet

Ufa, como deu pra ver, a latência é um aspecto tão importante quanto qualquer outro quando se fala de planos de internet, espero que este artigo tenha ajudado a compreender um pouco melhor a relação entre largura de banda e latência, a importância de cada uma e como elas influenciam a sua navegação.

Se você mora em Barreiras e está procurando por planos de internet de altíssima qualidade, você precisa conhecer a WZnet. Aqui você encontra planos a partir de R$59,90 e até 500 MEGA com uma ótima latência e confiabilidade. 
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento via Whatsapp e saiba mais.

Redes Sociais

Somos especialistas em link dedicado

Não perca tempo. Fale conosco agora mesmo e tire suas dúvidas sobre como a WZnet pode ajudar sua empresa.
Fale com um especialista
map-markercrossmenu